Blog

GROOMING DO WESTIE

ORELHAS E UNHAS

Limpar as orelhas com bolas de algodão umedecido em solução tópica apropriada (produto de uso veterinário) ao menos uma vez por semana. NUNCA UTILIZE COTONETES! Aparar ou cerrar 1 a 2 mm das unhas a cada 15 dias ou em intervalo menor, se necessário.

 

PELAGEM E BANHOS

Existe uma grande polêmica acerca da tosa do westie, mas a tosa indicada pra raça em literatura especializada é o HAND STRIPPING, sendo a única que promove a correta preservação da saúde da pele e da pelagem do seu westie. O carding, que é processo de remoção do subpelo com a utilização de uma rasqueadeira apropriada (rake), também faz parte do grooming dos westies, sendo muito importante, em especial, para manter a saúde da pele do seu westie; oriente-se com o groomer sobre como proceder com o carding.



 

OBSERVE SEMPRE O SENTIDO DA ESCOVAÇÃO

cabeça – escovar da nuca para frente; dorso – escovar da nuca para o rabo; laterais – escovar de cima para baixo.

Os westies possuem duas camadas de pelagem, uma pelagem inferior, mole, chamada de subpelo, e outra superior, lisa e dura, que deve apresentar um aspecto opaco e sem brilho. Essa pelagem inferior dificulta uma boa secagem do cão e, como consequência da retenção de umidade, favorece a ocorrência de dermatites causadas por fungos e bactérias. Por isso, a fim de manter uma boa saúde cutânea, westies não devem ser banhados com frequência; se necessário, banhos mensais, sempre utilizando xampus brancos, neutros ou com branqueador (hipoalergênico) e NUNCA USAR CONDICIONADORES. APÓS O BANHO, SECAR CUIDADOSAMENTE COM O AUXÍLIO DE UM SECADOR, O CÃO NÂO DEVE FICAR ÚMIDO. A fim de se evitar os banhos, os westies, inclusive os filhotes, podem ser limpos com um pano molhado em solução apropriada à venda em pet shops para fazer essa limpeza. É de bom tom usar o secador, caso o cão fique úmido com esse processo, e logo depois escovar. Para manter a higiene do seu westie e alongar o ciclo de banhos, semanalmente recorra ao BANHO SECO: com uma escova de pelo mole e sempre contra o pelo, aplique carbonato de cálcio ou talco antisséptico e depois escove normalmente, observando o sentido da escovação como já indicado aqui, para retirar o excesso.

Entre em contato

Mensagem enviada com sucesso!

A mensagem não pôde ser enviada, tente novamente.