Blog

CUIDADOS INICIAIS COM FILHOTES DE WESTIE

Caso receba seu filhote de westie após uma viagem longa (carro ou avião), assim que chegar, ofereça-lhe soro caseiro por duas vezes, de modo que não beba muito, com intervalo de uns 10 minutos; em seguida, ofereça-lhe ração, cujas sobras devem ser retiradas, após 5 minutos de desinteresse do filhote.

 

É muito importante que o filhote tenha um local determinado para descanso e outro para fazer suas necessidades.

 

Devido ao temperamento desafiador, independente e um tanto teimoso, sem limites claros e definidos, um filhote de westie domina facilmente todos os espaços da casa. Assim, é muito importante, desde sua chegada, definir o local onde irá dormir e passar a maior parte do dia (especialmente se ficar sozinho por muito tempo).

 

Caso tenha feito uma longa viagem na caixa de transporte, esse será, inicialmente, o seu melhor refúgio e o local onde se sentirá mais seguro. SIM! Apesar do temperamento desafiador, corajoso e destemido, eventualmente, podem se sentir acuados ou mesmo incomodados, desconfiados e aborrecidos, inclusive com seu próprio tutor, sendo a caixa de transporte um excelente porto seguro. Caixa de transporte ou caminha, defina um local e evite fazer trocas frequentes.

 

O local onde o filhote fará suas necessidades também deve ser definido, marcado com um jornal ou tapete absorvente, e só deve ser mudado por motivos relevantes, portanto, escolha com cuidado. Esse local deve ficar o mais afastado possível do local onde o filhote dorme, da comida e da água (especialmente afastado da comida e da água), mas não tão afastado de modo que o obrigue a percorrer distâncias longas ou vencer obstáculos após comer ou beber; o bom senso e a observação determinarão esse afastamento (se necessário, movimente os utensílios de ração e água). Procure colocar o filhote sobre o local determinado para fazer suas necessidades sempre que ele terminar de se alimentar ou beber água, elogiando-o caso faça as necessidades sobre o local demarcado e retirando-o de cima do local após alguns minutos, ante o desinteresse do filhote. NUNCA BATA, ASSUSTE OU BRIGUE COM SEU FILHOTE CASO FAÇA AS NECESSIDADES FORA DO LOCAL DETERMINADO! Os filhotes saem do canil adaptados a fazer suas necessidades sobre o jornal ou tapete absorvente; caso tenha dificuldades com seu filhote, oriente-se com o responsável pelo canil ou solicite a intervenção de um adestrador profissional.

 

Uma técnica muito utilizada para fixar o filhote ao local de dormir, se alimentar e fazer as necessidades é o confinamento, ainda que algumas pessoas não concordem com as medidas a serem adotadas. Consiste em inicialmente, manter o filhote num espaço de 1m², onde ficarão, observadas as recomendações de afastamento acima, a caixa de transporte ou caminha, a ração, a água e o jornal ou tapete absorvente. Esse espaço aumentará semanalmente de tamanho pela metade, conforme a adaptação do filhote, considerando, particularmente, o fato de estar acertando o local onde faz suas necessidades (xixi e cocô). Esse processo leva, em média, 30 a 45 dias, após o que, pode ser liberado para circular por toda a casa. Durante esse processo, pode e deve ser retirado do cercado para interagir, brincando e correndo livremente, sendo devolvido ao cercado após cada momento de interação (espere que relaxe para devolvê-lo ao cercado).

 

Westies têm muita energia e são ativos, especialmente filhotes; portanto, sempre interagem com vigor quando estimulados, seja apenas chamando sua atenção ou com brincadeiras. Sendo assim, observe o comportamento de seu filhote e caso pareça quieto ou triste, faça contato com o seu veterinário.

 

O programa de vacinas do seu filhote está atualizado de acordo com a carteira modelo CIS – Carteira de Identificação e Saúde que você recebeu.

 

ATENÇÃO!

 

MANTENHA A VACINAÇÃO EM DIA! EVITE SAIR DE CASA COM O FILHOTE (se for fazê-lo, conduza-o unicamente no colo) E MANTENHA-O AFASTADO DE PESSOAS QUE TENHAM CONTATO COM OUTROS CÃES ATÉ TERMINAR O PERÍODO DAS VACINAS.

 

EVITE BANHAR O FILHOTE ANTES DA ÚLTIMA VACINA, essa é uma recomendação um tanto polêmica, mas o certo é que westies exigem poucos banhos; prefira limpá-los com pano úmido em solução preparada ou lançar mão do banho seco (veja mais orientações abaixo).

 

Sobre a próxima desverminação, oriente-se com um veterinário, entregando-lhe a Carteira de Identificação e Saúde - CIS para que verifique como proceder.

Entre em contato

Mensagem enviada com sucesso!

A mensagem não pôde ser enviada, tente novamente.